16/02/11

Brincadeiras para Chá de Bebê

- A mamãe deverá descobrir o presente e quem o trouxe, e quando errar, deverá cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados.

- Um rolo de linha deve passar por todos os convidados que deverão cortar um pedaço tentando calcular o tamanho da barriga da mamãe, quem conseguir adivinhar, ganha um brinde.

- Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados.

- Cada convidado deve receber uma fitinha para colocar no braço. A mãe deve determinar uma palavra proibida (pode ser bebê ou o nome do bebê). Durante o chá, a pessoa que disser a palavra proibida, deve dar a fitinha para a outra pessoa. No final, quem tiver mais fitinhas ganha um prêmio.

- Peça a cada convidada para trazer uma foto de quando era bebê dentro de um envelope. Ninguém pode ver. Providencie um quadro de metal com ímã ou um porta-fotos de tecido. Coloque as fotos e pendure na parede para que todas tentem adivinhar quem era quem quando pequenas. 

- Algumas pessoas costumam desenhar um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro nos chutes dos presentes mais uma parte do corpinho é desenhada ( pode escrever antes e colocar dentro de uma bexiga, assim tambem decora ambiente.

- Para ter uma linda recordação do chá, uma idéia legal é espalhar pela festa cartolinas, lápis e canetas coloridas para que todos possam deixar recados e desenhos para o bebê que está chegando. Ou leve um caderno em branco onde todos os convidados poderão expressar seus sentimentos e desejos em relação ao bebê. 

- Faça uma espécie de bingo. Imprima no computador cartelas com os presentes especificados que foram pedidos no chá (p.ex. fralda m, fralda p, pente e escova, tesoura, termômetro, body, cotonete, sabonete, etc.) tem que pôr a marca ou o tamanho da fralda p/ poder marcar nas cartelas. Compre pequenos brindes (chaveiros, cremes, velas decoradas, etc) e dê às acertadoras. Vc decide - cinqüina ou cartela cheia.
Estas são apenas algumas sugestões, mas você pode usar sua imaginação e criar suas próprias brincadeiras.

· Organize uma competição de karaokê de músicas infantis. Assim você já vai relembrando para cantar para o bebê.
· Deixe vários copos e ingredientes em um canto da mesa e peça para cada um criar um coquetel sem álcool. O mais gostoso leva um prêmio.
· Compre várias câmeras descartáveis e distribua-as entre as pessoas. Todos vão se divertir tirando fotos. E dá para marcar uma nova reunião para todos verem o álbum.
· Se você ainda não escolheu um nome para o bebê, isso pode ser inspirador: peça para os convidados escreverem os nomes mais estranhos que já conheceram. Depois, vocês vão morrer de rir com o resultado.
Proibido falar o nome da Futura Mamãe:
Quando as convidadas chegarem à festa, a organizadora (sua irmã, cunhada, amiga) explica a brincadeira e amarra uma fitinha no braço da convidada. A convidada que falar o nome da futura mamãe perde a pulseira para quem a ouviu falando.
As convidadas criarão nomes alternativos como mãejona, sobrenome, mãe do “bebê”. No final ou no meio da festa, quem tiver com mais fitinhas ganha o brinde.
É uma brincadeira divertidíssima, porque toda hora alguém acaba esquecendo e falando o nome. Se a pessoa estiver com várias fitas e falar o seu nome, perde todas as fitas para quem ouviu.
Para as mamães que optaram por brincar, lembre-se que as brincadeiras devem ser divertidas, delicadas e de bom gosto. Reserve um tempo para as brincadeiras (no máximo uma hora), os convidados também querem simplesmente conversar. Seguem dicas de brincadeiras convenientes que agradarão a todos:

Brincadeira "Itens de Bebê": você vai precisar de folhas de sulfite e caneta. Cada participante terá cinco minutos para escrever os nomes de itens para bebê. Vale roupas e acessórios. Ao final de três minutos, a pessoa que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança. Pode ser um pirulito colorido, por exemplo, pois é uma lembrança bonita e barata.

Brincadeira das "Mães Famosas": você vai precisar de folhas de papel e caneta. Dividam-se em times se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas. Podem ser brasileiras ou estrangeiras. Dê um tempo de três minutos. A que tiver escrito o maior número de nomes ganha. O prêmio pode ser chocolates.

Quem é na foto?
Peça para cada convidada levar uma foto sua de criança e a futura mamãe tentará adivinhar quem é. Para as convidadas, atenção: não leve fotos que tenham alguma coisa escrita atrás (como o nome!) e evitem fotos com a data no cantinho. Caso a mamãe acerte, a dona da foto é quem pagará a prenda. 
Outra opção eh entregar um papel para cada convidado dar o seu palpite, o que acertar mais ganha um brinde!
Vista o bebê
Essa é para testar as habilidades! Cada time ou pessoa deve tentar vestir a boneca o mais rápido possível. Mas se você não vestir a boneca corretamente ou não colocar todos os acessórios, perde ponto.

Combine as meias
Jogue 10 pares de meia de bebê dentro de uma caixa e misture bem. Depois, cronometre o tempo que cada pessoa leva para combinar os pares. Tente repetir cores para a brincadeira não ficar tão fácil. Cada participante tem um minuto. Depois, os 10 pares ficam para a futura mamãe colocar no bebê. 

Corrida de mamadeiras
Cada participante enche uma mamadeira com leite (ou uma bebida alternativa) e começa a tomar como um bebê faria. A pessoa que beber mais no menor tempo ganha um prêmio.

Bingo do Bebê
Enumere os presentes e dê uma folha de bingo para cada participante. Na hora de abrir os presentes, a mamãe lê o número do presente que pegou e os participantes vão marcando. Quem fizer o bingo primeiro ganha o jogo e leva um prêmio.

A Fralda Surpresa
No começo da festa pregue uma fralda pequena na roupa dos convidados e diga-lhes que mais tarde saberão sobre o que se trata. No final da festa peça para todos abrirem as fraldas. Uma delas estará “premiada” com chocolate. O sortudo ganha um prêmio.

Pregar o Espermatozóide no Óvulo
É a versão materna do “Pregar o rabo no burro”. Desenhe no papel um ovário com um óvulo dentro e pregue na parede. Enfeite um objeto pontudo (que fixe no desenho com uma fita dupla-face, por exemplo) como um espermatozóide. Para entrar mais no clima da festa, use como venda uma fralda grande ou uma roupinha de bebê. Quem acertar leva um prêmio. 

Cuide do bebê ovo
No começo do chá-de-bebê cada convidado ganha um ovo (de preferência aqueles de plástico da páscoa) para tomar conta, como se fosse seu bebê. Cuidado, se um ovo for deixado de lado, quem o tiver visto pode adotá-lo! No final, ganha quem tiver o maior número de filhos ovos.

Brincadeira "Como será o bebê": pegue várias revistas de bebê, tesouras papel sulfite e cola. Separe grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá recortar figuras de bebê como palpite de semelhança do bebezinho que está chegando. A aparência como um todo conta como o físico, a cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo ou alguma característica específica. Em seguida elas colam na folha de papel sulfite. A mãe, sem saber quais fotografias são de determinado grupo, vai decidir qual ilustração mais corresponde ao seu bebê.
Caso não saibam o sexo do bebê, vale tentar acertar também. Cada participante, do grupo ganhador, recebe um chocalho.

Brincadeira "Tamanho da barriga": pegue um novelo de lã e vá passando, junto com uma tesoura, entre as convidadas além de etiquetas adesivas. Peça para que cortem um pedaço que corresponda ao tamanho da circunferência da barriga da futura mamãe e coloquem uma etiqueta adesiva dobrada no pedaço de lã, com seu nome.
Depois, cada participante dá o seu pedaço para a gestante, que irá experimentar e escolher a que mais se aproximou ou acertou. O brinde pode ser balinhas.

Brincadeira da Fralda Suja: pegue uma fralda descartável e suje de chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Disponha as participantes em roda.
Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as participantes. Quando a música parar, a que estiver com a fralda, saí da roda. E vai continuando até sobrar uma com a fralda na mão. Ela terá que cantar uma música de criança.

 Brincadeira "Conselhos do coração": corte previamente vários corações em cartolina. Dê um coração para cada convidada e uma caneta. Peça para que a pessoa escreva conselhos para os futuros pais. Tipo "Durma bastante agora, antes do bebê nascer, "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois". Enfim, a futura mãe tentará adivinhar de quem foi o conselho. Cada vez que ela errar, fará um castigo dado pela dona da mensagem.

Brincadeira "Onde está o doce?": pegue cinco fraldas descartáveis e cinco doces diferentes. Por exemplo, cinco bombons de formato diferente e na frente de todos coloque cada um em uma fralda, feche-a e misture. Divida as participantes em grupos e cada grupo terá que acertar onde estão os bombons. O grupo que acertar o maior número, ganha. Os próprios bombons podem ser os presentinhos
Brincadeira da "Memória": pegue folha e caneta para cada participante e vários itens de bebê. Mamadeira, chupeta, chocalho, alfinete, fralda descartável, pomada, ursinho, patinho, xampu, mordedor, babador e outros que lembrar. Coloque todos em cima de uma mesa.
Peça para que memorizem. Guarde rapidamente em um caixa. Elas terão que escrever todos os objetos que lembrarem. Quem tiver o número maior, ganha um brinde. Ela pode escolher algo que está na caixa.

Brincadeira "Qual é a música": escolha CDs com musicas infantis conhecidas. Toque um trecho e pare. As pessoas irão tentar adivinhar. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. A que acertar ganha um brinde.

Brincadeira "Adivinha quantos alfinetes": pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos alfinetes estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um presentinho.

Brincadeira da "Abertura de presentes": a hora de abrir os presentes é uma boa oportunidade para fazer brincadeiras com a futura mamãe. Se ela acertar o que está dentro do pacote ou quem deu, ela está liberada de castigos. Se ela errar, você pode pedir para ela cantar, recitar, imitar bebê chorando, falar nomes de filmes que mostrem grávidas, contar histórias infantis, entre outras brincadeiras.
Brincadeira do "Cartão de Recado": deixe uma mesa separada com caneta, cartões de recado e uma caixa tipo urna, lacrada. Convide os participantes a escreverem mensagens para os futuros pais e as colocarem na urna. Os pais levam para urna para casa no fim do evento e poderão ler os recados carinhosos que todos deixaram. É uma lembrança inesquecível.
Os participantes podem ser presenteados de diversas maneiras, basta usar criatividade e carinho. O mais importante é reunir pessoas que façam parte da nossa vida e dividir com elas esse momento que é muito valioso. Programe-se com antecedência para que o seu chá de bebê seja inesquecível.

Bebê quer comer

Preparativos: Preparar um desenho de bebê e outro desenho de mamadeira, ambos feitos em isopor
Como brincar: de olhos vendados ela tem que acertar a colocar a mamadeira na boca de neném.

Significado de Ovo

Preparativos: Esta brincadeira é um pouco radical. Antes de usá-la tenha certeza que a grávida não ficará zangada ou assustada. Pergunte a ela se ela aceitaria algumas brincadeiras radicais, mas não conta do que se trata. Se ela concordar, pode preparar três ovos decorados e sem o conteúdo. Para isso abre dois buracos de lados opostos de cada ovo, retire o conteúdo e em seguida lave seu interior. Espere secar e depois enche até metade com os confetes, arroz e farinha. Ai você disfarça os orifícios com os enfeites.
Como anunciar: Quando ela terá que pagar o mico, você conta que o ovo é um símbolo de ciclo de vida e que ela pode escolher um dos ovos que você preparou.
Como brincar: Não deixe que ela toque, mas pega você o ovo que ela escolheu e fala que agora ela será batizada através deste símbolo. Pode estourar o ovo contra o braço ou contra roupa dela. Será engraçado ver a cara de alivio dela.

Troca de fralda no escuro.

Preparativos: fralda e boneca
Como anunciar: Você já sabe trocar a fralda? Já tem experiência? Então, queremos ver como você vai se sair no escuro.
Como brincar: Pede para trocar a fralda com olhos vendados.

Troca de fralda do menino-bebê.

Preparativos: uma pequena arma de água, pulverizador, ou qualquer outra coisa que produz jatos de água, fralda e boneca
Como anunciar: Você já sabe trocar a fralda? Já tem experiência? Então, queremos ver como você vai se sair no escuro.
Como brincar: pede para futuro papai ou a pessoa que vai jogar, trocar a fralda com olhos vendados. Depois de vendar os olhos, prepare a arma e pouco antes dele fechar a fralda pulverize a roupa ou as mãos do jogador com jato de água, preparando ele para as "surpresas" que acontecem durante as trocas de fraldas de meninos! O jogador não deve ser avisado sobre a "pequena ducha". Este jogo não é recomendado para futuras mães, para que elas não levam susto.

Quero comer

Preparativos: Uma bacia ou balde com água, 2-3 maças (ou outras frutas do tamanho equivalente) , 1 presente para o ganhador. Outras opções para este jogo: Um prato fundo de mingau com frutas como morango ou pedaços razoavelmente grandes (mas não muito) de outras frutas
Como anunciar: Sabemos que para comer precisamos usar talheres, mas os bebês ignoram isso com freqüência. Experimente o que eles sentem fazendo isso...
Como brincar: Necessário retirar as frutas sem usar as mãos, somente com a boca ou empurrando com nariz. No caso do mingau a pessoa pode comer todas as frutas invés de tirar.

Enfiando a Chupeta

Preparativos: uma chupeta amarrada pelo anel a um barbante comprido, 1 garrafa (com a boca razoavelmente grande para o bico da chupeta se encaixar facilmente) ou vaso. Um jogo semelhante aquele onde você precisa enfiar na garrafa uma caneta presa ao barbante amarrado na cintura.
Como anunciar: Os bebês adoram enfiar as chupetas em locais incríveis. Será que você também vai conseguir?
Como brincar: Segurando com a boca um lado do barbante a pessoa precisa enfiar o bico da chupeta na boca da garrafa (ou do vaso). A garrafa deve ficar no chão ou num banquinho baixo. Não esquece de filmar.

Desenhando o Bebê

Preparativos: uma folha de papel, lápis e uma venda para os olhos.
Como anunciar: Os bebês adoram desenhar. Será que você vai conseguir ensinar esta arte?
Como brincar: Tem que desenhar um bebê de olhos vendados. O tempo é de 1-2 minutos.

Desenhando o Bebê 2

Preparativos: uma folha de papel, lápis e uma superfície firme (prancheta, cartolina, prato).
Como anunciar: Os bebês adoram desenhar. Será que você vai conseguir ensinar esta arte?
Como brincar: Tem que colocar a prancheta com folha presa a ela em cima da cabeça e desenhar um bebê. O tempo é de 1-2 minutos.

Adivinhe o que é?

Preparativos: Enche vários sacos pequenos ou caixinhas para presentes com um item de bebê cada um.
Como anunciar: Agora você também vai se sentir como a nossa (nome da grávida) se sente hoje, pois terá a chance de dar o seu palpite.
Como brincar: Deixe que o castigado escolhe uma das sacolas, mas sem olhar para dentro, então amasse, sacode e dê a suposição sobre o que está no sei interior. Se acertar conceda um brinde.

Boneco de luva cirúrgica

Preparativos: um par de luvas cirúrgicas (uma para a versão da pessoa e outra para demonstrar que está a seguir), caneta.
Como anunciar: Os bebês adoram brincar. Será que você conseguir diverti-lo se por acaso não terá brinquedos a seu alcance?
Como brincar: Espere ate que a pessoa mostra a sua criatividade. Agora você também pode sugerir a sua resposta. Pegue os 4 dedos da luva que estão juntos e amarre todos entre si. Depois enche a luva como se fosse balão e amarre para ar não sair. Você vai ver que a parte amarrada vai servir como cabelo do boneco e o quinto dedo (polegar) vai ser o nariz dele. Agora falta desenhar os olhos e a boca. Pronto!

Sem sair da linha

Preparativos: várias garrafas de refrigerante e uma venda.
Como anunciar: Os precisam ser bem equilibrados, não é? Mas o que é que isto significa? Vamos ver se (o nome da pessoa) vai conseguir se manter na linha reta de olhos vendados.
Como brincar: Colocar várias garrafas de refrigerante numa linha reta com distância de dois passos entre cada uma. A pessoa que vai fazer o percurso toma a sua posição inicial para analisar, como vai fazer isso. Depois vire ela de costas para vendar os olhos. Enquanto isso, outra pessoa vai tirar todas as garrafas do seu caminho. Em seguida, você vira a pessoa e fala que ela já pode começar. É muito engraçado ver todo cuidado que ela tem para não derrubar nada. Mas a cara dela depois de tirar a venda vai merecer um flash. Ou melhor: filme tudo isso. 
Bebendo água ou outra coisa na mamadeira:
Colocar água em 3 mamadeiras e o convidado que beber tudo mais rápido seria o vencedor.
Pode ser legal fazer uma versão com cerveja para os homens e outra com refrigerante.
Quem come primeiro:
Quem comer primeiro o potinho de papinha daqueles de supermercado. Um casal, o homem dá a papinha para a mulher. Ganha quem comer tudo mais rápido.



Achar a chupeta:

Antes da festa começar, pregue com durex uma chupeta por baixo de uma cadeira. No meio do evento comunique que quem estiver na cadeira com a chupeta, ganhará um brinde.

Jogo das Fraldas:
Esta brincadeira é semelhante a brincadeira das cadeiras. Chame 5 convidadas e entregue 4 fraldas. Coloque uma música e peça que fiquem trocando as fraldas, quando a música parar a que estiver sem a fralda sai da brincadeira. Retire uma fralda e continue com a brincadeira até sobrar a participante ganhadora.

Brincadeiras para homens:
Nomes de produtos para bebê:
Distribua folhas de sulfite e caneta entre os participantes.  Cada participante terá um minuto para escrever nomes de produtos para bebê. O que escrever o maior número de produtos ganha um brinde. As mulheres podem ajudar de longe, para a animação ser maior. O futuro papai também pode participar.
Brincadeira da papinha:Faça um mingau de aveia e coloque em pratos descartáveis fundos. No fundo do prato coloque um pirulito pequeno ou bala. O convidado terá que procurar o pirulito ou bala com a boca, ganha quem achar primeiro.
Na hora das brincadeiras, vale colocar músicas infantis para animar ainda mais os convidados. Balão Mágico, Trem da Alegria, Patati-Patatá, Xuxa, Eliana. As músicas infantis trazem ótimas lembranças para todos.
 
 Fizemos uma roda e a futura mamãe pediu que cada uma de nós formulássemos um desejo ao bebê e amarrou um barbante cor da pele e bem fininho no punho de cada uma.
E assim os desejos foram sendo falados : que ele tivesse – saude- tranquilo- esperto- carinhoso- peralta! – amigo… Eu fiz 2 desejos que trouxesse muita União à sua familia e fosse tão criativo quanto sua mãe. Hoje quando o bebê nasceu e fui visitá-lo a mãe cortou o barbante e já guardei na minha caixinha da felicidade de 2010!

Algumas sugestões de prendas a serem pagas:

* Cantar uma música

* Dançar uma música

* Contar uma piada

* Imitar um bebê

*Ter a barriga pintada

*Desfilar para as convidadas

*Fazer caretas

*Imitar um personagem de novela

*Dar mamadeira para a boneca

*Fazer a boneca dormir 

http://www.gestantes.net/cha-de-bebe-brincadeiras/
http://www.plan-the-perfect-baby-shower.com/jogo-de-cha-de-bebe.html

0 comentários: